Problema com a tecla Super/Windows no XFCE, como resolver?

KSuperKey - Gerenciar Atalho Super/Tecla Windows

KSuperKey – Gerenciar Atalho Super/Tecla Windows

Se você como eu usa linux e ama o XFCE já deve ter pensado em usar o padrão de teclas do Linux Mint que advém das teclas padrões da Microsoft Windows, para fazer coisas como: abrir menu principal, abrir explorador de arquivos e muitas outras teclas de atalho que ajudam a quem quer ganhar produtividade usando o teclado e que usar o padrão Control + F1 para abrir menu toda hora não é tão produtivo, isso é pra você.

Semana passada tentei parar de usar o Super(tecla Windows) para abri o menu pois toda vez que abria o gerenciador de arquivos (Super_L + E) abria o menu principal junto e dai resolvi procurar uma solução que me ajudasse e achei. Lembro aqui que eu estou usando o Ubuntu 16.04 LTS + XFCE 4.12 (mais algumas ferramentas do Gnome e o plank). Continue lendo »

O que é CSS Reset?

CSS

CSS

Provavelmente já ouviu falar de CSS Reset e se você é um desenvolvedor web, já usa todo dia e nem deve saber. Quando a web surgiu os navegadores não tinham um padrão, então os navegadores foram sendo construidos de acordo com padrões de determinados grupos de usuários, a Mozilla praticamente revolucionou os WebBrowsers com a criação do Mozilla Firefox. Com o passar dos anos, surgiram outros navegadores e cada um foi criando um padrão de como seria melhor que o usuário pudesse navegar na internet.

Sendo assim, cada navegador foi criado usando um padrão próprio para fonte, tamanhos de textos, imagens, ícones, dimensões de formulários, disposição de conteúdos de forma geral, dai então que começou a ficar cada vez mais “difícil” criar um site, pois um desenvolvedor web tinha que ficar adaptando o código para cada navegador e dai ficava uma zona, foi então que alguém pensou em criar um CSS que seria carregado inicialmente que faria uma limpeza de que cada navegador definia como padrão, criando um padrão mais universal e “zerado”, ou seja, removia todos os espaçamentos e conteúdos padrões de cada navegador e isso foi dado o nome de CSS Reset. Em outras, palavras, o css reset nada mais é que definir “margin, padding, color, background” para os elementos html e que será carregado antes do css do site.

Portanto, para facilitar hoje em dia usamos vários frameworks como Fondation, Twitter Bootstrap, UiKit que já incluem em seu css um css reset básico para que o framework funcione igual em vários navegadores. Porém caso você não use esses frameworks, procure usar alguma forma de CSS Reset para lhe ajudar a criar um site que seja igual em vários navegadores, e não esqueça de incluir a navegação responsiva em seu site pois irá ajudar muito para que seja visualizado em telas de diferentes de tamanhos.

Espero que tenha entendido melhor o que é o CSS Reset, senão pode comentar ai qual sua dúvida.

Abraços 🙂

Como aumentar volume no XFCE4 usando Teclado Multimidia?

Telcado Multimidia + XFCE

Telcado Multimidia + XFCE

Se você é usuário do XFCE4 no linux já pode ter passado por isso alguma vez. Você quer aumentar o volume mas não quer usar o mouse ou várias teclas combinadas para aumentar ou reduzir o volume, ainda mais quando temos um teclado multimídia, isso aquele com teclas de controle de volume, abrir arquivos, navegador e muito mais. Já tive esse problema e nós usuários linux sempre achamos uma solução nem sempre tão agradável, mas essa pode ser a que você deseja como foi pra mim.

Antes eu havia tentado usar `amixer -q set Master 5%+` porém, como uso 2 monitores e quero ouvir os sons no monitor HDMI, eu altero o pulse pra jogar o som pra ele, porém o comando não funcionava, dai procurando em forúns achei um comando que fazia o mesmo mas dentro do pulse e que resolveu meu problema, dai hoje quando quero mudar de headset para o monitor HDMI tudo funciona de boa.

Então é simples, você pode abrir o gerenciador de configurações de teclado do XFCE e adicionar novo atalho para executar os comandos:

Para aumentar o volume:

amixer -D pulse sset Master 5%+

Para reduzir o volume:

amixer -D pulse sset Master 5%-

Espero que isso lhe ajude como me ajudou.

Abraços 🙂

Fonte: https://askubuntu.com/a/808764/727561

Resolver problemas de Acentos no Ubuntu/Xubuntu

Ubuntu 16.04 - Suporte Idiomas - iBus/XIM

Ubuntu 16.04 – Suporte Idiomas – iBus/XIM

Recentemente havia instalado o Xubuntu 16.04 e fiquei um bom tempo tentando resolver um problema de acentos que quando digitava não esperava a letra e já exibia o mesmo. Só funcionava no Firefox. Percebi o problema no Telegram depois no SublimeText3, depois no Filezilla e dai fiquei grilado e fui tentar resolver e dai depois de ler a internet achei que era só mudar o método de entrada em suporte a idiomas para iBus e tal, como podem ver na imagem foi o que fiz.

Dai reiniciei o computador pra garantir não ter problemas, porém o problema persistia o Filezilla chegou num ponto que era impossível usá-loi e pra dar suporte à alguns clientes isso era fundamental. Tentei até usar a versão mais recente baixando a ultima versão do site, porém nada.

Dai depois de um bom tempo fiquei pensando em como o sistema funciona e como esses programas foram criado e me caiu a ficha, deve está faltando a biblioteca GTK para acessar o iBus e não era o que estava certo e dai eu instalei as versões GTk 2 e 3 pra garantir que não venha a ocorrer novamente, veja abaixo o comando pra te ajudar. Provavelmente funcionará em outras versões do Ubuntu, mesmo eu tenho feito isso no Xubuntu.

sudo apt-get install ibus-gtk ibus-gtk3

Espero que tenha te ajudado, se sim, comentei ai.

Abraços.

Resolver problema do YARPP no WordPress?

Fiz uma atualização no meu blog outro dia e um plugin começou a dar erro. Isso mesmo o YARPP – Yet Another Related Posts, que é um plugin que gera os artigos relacionados com o que usuário do site está lendo agora. O problema era bem chato, pois ficava aquela bendita mensagem:

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in wp-content/plugins/yet-another-related-posts-plugin/classes/YARPP_Cache.php on line 465
Wordpress YARPP

WordPress YARPP

Dai você vai me perguntar e como eu resolvi? Simplesmente direi que no meu caso foi simples, mas no seu vai depender muito pois o Yarpp faz um cache dos posts relacionados e isso pode gerar alguns problemas as vezes, então o que precisa pra resolver é saber se você está usando algum gerenciador de cache junto ao seu wordpress, tipo WPCache ou WPSuperCache e limpar o cache deles, caso esteja usando algo diretamente no servidor como o Varnish, vai precisa esperar ou se tiver como limpar o cache nele.

Essa solução é bem simples, mas lembre-se sempre de deixar seu WordPress sempre atualização, não só ele como todos os plugins que podem resolver falhas de segurança e outras como essa.