Problema com a tecla Super/Windows no XFCE, como resolver?

KSuperKey - Gerenciar Atalho Super/Tecla Windows

KSuperKey – Gerenciar Atalho Super/Tecla Windows

Se você como eu usa linux e ama o XFCE já deve ter pensado em usar o padrão de teclas do Linux Mint que advém das teclas padrões da Microsoft Windows, para fazer coisas como: abrir menu principal, abrir explorador de arquivos e muitas outras teclas de atalho que ajudam a quem quer ganhar produtividade usando o teclado e que usar o padrão Control + F1 para abrir menu toda hora não é tão produtivo, isso é pra você.

Semana passada tentei parar de usar o Super(tecla Windows) para abri o menu pois toda vez que abria o gerenciador de arquivos (Super_L + E) abria o menu principal junto e dai resolvi procurar uma solução que me ajudasse e achei. Lembro aqui que eu estou usando o Ubuntu 16.04 LTS + XFCE 4.12 (mais algumas ferramentas do Gnome e o plank).

A ferramenta que achei foi o KSuperKey, que tem foco para KDE, porém funciona em outros ambientes desktop e distribuições linux, a solução que vou demonstrar aqui vai funcionar em especifico para XFCE, não testei no Gnome, KDE, ou qualquer outro ambiente, mas deve funcionar bem. Em resumo, a ferramenta espera o KeyUp (o soltar da tecla) para disparar um comando, e assim gera um atalho para outro comando o que resolve o problema.

Primeiro instale ou compile o programa, caso escolha compilar boa sorte o repositório é https://github.com/hanschen/ksuperkey eu instalei pelo PPA para o Ubuntu, mas baixei o ksuperkey_0.4-0ppa0~xenial_amd64.deb, se desejar pode add o PPA no seu Ubuntu.

Depois de instalado basta executar no terminal:

ksuperkey

Porém por padrão ele gera um atalho da tecla Super_L para Alt+F1, porém no XFCE 4.12 o menu principal por padrão abre no atalho Control_L (Controle da esquerda) + Escape (Esc), então temos que matar o processo caso o tenha iniciado (basta dar um killall ksuperkey) e depois iniciar com as configurações a seguir:

ksuperkey -e 'Super_L=Control_L|Escape'

Agora ele irá abrir o menu principal do XFCE (whiskermenu) normalmente, e quando eu abrir o explorar de arquivos com Super_L + E não irá abrir o menu como ocorria antes.

Porém, caso você reinicie o sistema o atalho terá que ser digitado novamente, para resolver isso, vá em Configurações do XFCE > Sessão e Inicialização > Inicio automático de aplicativos e depois adicionar o atalho digitado lá, pois irá abrir toda vez que iniciar o sistema de forma prática e fácil. Caso ainda tenha configurado os atalhos de teclado para abrir o whiskermenu com o Super_L irá precisar remover pois senão irá ficar abrindo 2x o menu toda vez.

Espero que essa dica lhe ajude tanto quanto me ajudou. Se te ajudou comente ai.

Referencias:
https://github.com/hanschen/ksuperkey
https://launchpad.net/~mehanik/+archive/ubuntu/ksuperkey
https://store.kde.org/p/1081256/ (página na Store do KDE)
https://www.youtube.com/watch?v=1Y-jB79yIxY&lc=z13dutn4gwyhxhguw23titqwioj3cvq0f.1502294753045518

, , , , , ,