Você conhece o Node-Webkit (nw.js)?

Node-Webkit (Nw.js) - Logo

Node-Webkit (Nw.js) – (http://nwjs.io/)

Muitos programadores ficam presos à somente uma linguagem de programação e somente usando aquela ferramenta você não consegue abrir seus horizontes. Um bom exemplo disso e ainda achar que somos obrigados a ter programar Delphi ou C# para criar um aplicativo desktop agradável. Vou te mostrar que está errado e que talvez o futuro vá mudar.

Quando o Google Chrome (Chromium Project) surgiu ele tinha muitos bugs nas primeiras versões e o javascript ainda nem era tão bom, porém sempre rodava muito rápido. Com o passar do tempo eles criaram o CEF – Chromium Embedded Framework (http://code.google.com/p/chromiumembedded/) que é praticamente a camada do “Webkit” com alguns adicionais.

Não sendo isso o bastante um cara achou que deveríamos ter a possibilidade de rodar javascript em servidores e daí aproveitando o motor V8 usado no Chromium pra processar javascript no client/navegador ele aproveitou e criou algo incrível o Node.js com ainda por cima trouxe uma metodologia um pouco diferente de processar as coisas, nada tão estranho porém interessante.

Então, obviamente não demorou muito e surgiu o Node-Webkit (recentemente foi alterado o nome para NW.js) isso é incrível pois nos oferece de bandeja todo o poder da web, e falo de tudo mesmo, HTML5, CSS3, Canvas e afins. Poxa podemos criar um player de música com ele, isso é incrível. Podemos criar uma aplicação usando javascript e HTML quando em nossa vida imaginaríamos isso? Deus seja louvado pelo futuro que começa a nos ser mostrado.

Então você me pergunta como pode isso meu caro? Eu lhe respondo, usando node-webkit. O interessante que você pode reaproveitar código com ele, o mesmo javascript pode ser usado mais de uma vez. De forma básica ele é um mini navegador abrindo um arquivo index.html, porém ele também pode criar um servidor pra processar o javascript e até mesmo gerenciar as janelas e processos do sistema.

Node-Webkit (Nw.js) - Logo

Node-Webkit (Nw.js) – (http://nwjs.io/)

Sendo assim, você poderá criar uma aplicação que será feita para multiplataforma, você altera o mesmo código e irá funcionar em Windows, Linux e MAC OSX. Isso não é brincadeira. Claro, que se você usar bibliotecas especificas de um sistema operacional terá que ter alternativas para os outros sistemas.

Gostaria de deixar um link também de aplicativos feitos com o node-webkit tem até criador de aplicativos mobile da Intel na lista é impressionante imaginar que criaram tudo usando html, javascript e css, é impressionante como funciona bem, já criei com esse Intel XDK. A lista tem vários outros programas bem legais. A cada 2 semanas que vejo tem mais programas criados com node-webkit. 😀
Lista de aplicativos feitos com o Node-Webkit – https://github.com/nwjs/nw.js/wiki/List-of-apps-and-companies-using-node-webkit

Enfim, a futuro nos parece muito promissor a web, ainda vai melhorar muito, existem muitas propostas boas que com certeza irão aparecer, o node-webkit pode vir a ser um projeto abandonado no futuro (o que acho muito difícil, pois a comunidade tem crescido muito e está cada vez mais ativa), porém isso pode ser o inicio para algo melhor para todos.

Visite a página do projeto no github também: https://github.com/nwjs/nw.js

Espero que essa dica lhe faça repensar como você vê as coisas.

Abraços.

, , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.