Quais as diferenças entre include, require, include_onde e require_once?

PHP - Logo

PHP – Logo

Hoje lhes trago uma pergunta que para alguns ainda é questão de dúvida. Você sabe a diferenças entre include, require, include_onde e require_once? Se não sabe prepare-se para aprender rapidamente e da forma mais fácil possível, vejamos quais as principais diferenças. Lembrando que todas servem para chamar um arquivo externo dentro do php que pode ou não ter código php.

include: Inclui um arquivo dentro do seu script, pode ser usado para incluir até mesmo código html e não ter que repetir código;

include_once: Faz exatamente o mesmo que o include, porém com uma diferença caso o mesmo arquivo já tenha sido incluso anteriormente em seu script php ele não será chamado novamente, muito bom para quando chamando um arquivo que conecta no banco de dados, não precisamos conectar várias vezes somente uma vez, não é mesmo?!

require: Funciona de forma similar ao include porém caso o arquivo não exista irá ocasionar em um erro do php pois o include vai tentar chamar o arquivo caso não exista ele continua executando o restante do seu código, usando require isso não irá ocorrer pois o arquivo que você deseja é mesmo importante e precisa ser chamado para seu sistema continuar funcionando.

require_once: É o mesmo que o require, porém só irá chamar o arquivo uma vez em todo o script, caso não exista o arquivo também irá gerar um erro e parar a execução do script.

Lembre-se que de usar o require_once quando necessário pois como já deve ter entendido ele vai demorar um pouco mais pra processar que o include, a diferença pode parecer pequena mas depois de vários require_once em seu código você sentirá a diferença, então só usa quando realmente precisar, pois isso irá ajudar a ganhar desempenho em sua aplicação.

Espero que tenha sido mais fácil de entender do que para explicar, lembrando também que podem ser usados como funções ou termos do php veja abaixo alguns exemplos:

<?php include "lib/Zend.php"; /* usando como termo não é chamado com uma função */ ?> 

<?php include("lib/Zend.php"); /* usa como se fosse uma função do php */ ?>

Espero que tenha lhe ajudado.

Abraços 🙂

, , , , ,

Comments are closed.