Resolver problemas de Acentos no Ubuntu/Xubuntu

Ubuntu 16.04 - Suporte Idiomas - iBus/XIM

Ubuntu 16.04 – Suporte Idiomas – iBus/XIM

Recentemente havia instalado o Xubuntu 16.04 e fiquei um bom tempo tentando resolver um problema de acentos que quando digitava não esperava a letra e já exibia o mesmo. Só funcionava no Firefox. Percebi o problema no Telegram depois no SublimeText3, depois no Filezilla e dai fiquei grilado e fui tentar resolver e dai depois de ler a internet achei que era só mudar o método de entrada em suporte a idiomas para iBus e tal, como podem ver na imagem foi o que fiz.

Dai reiniciei o computador pra garantir não ter problemas, porém o problema persistia o Filezilla chegou num ponto que era impossível usá-loi e pra dar suporte à alguns clientes isso era fundamental. Tentei até usar a versão mais recente baixando a ultima versão do site, porém nada.

Dai depois de um bom tempo fiquei pensando em como o sistema funciona e como esses programas foram criado e me caiu a ficha, deve está faltando a biblioteca GTK para acessar o iBus e não era o que estava certo e dai eu instalei as versões GTk 2 e 3 pra garantir que não venha a ocorrer novamente, veja abaixo o comando pra te ajudar. Provavelmente funcionará em outras versões do Ubuntu, mesmo eu tenho feito isso no Xubuntu.

sudo apt-get install ibus-gtk ibus-gtk3

Espero que tenha te ajudado, se sim, comentei ai.

Abraços.

Resolver problema do YARPP no WordPress?

Fiz uma atualização no meu blog outro dia e um plugin começou a dar erro. Isso mesmo o YARPP – Yet Another Related Posts, que é um plugin que gera os artigos relacionados com o que usuário do site está lendo agora. O problema era bem chato, pois ficava aquela bendita mensagem:

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in wp-content/plugins/yet-another-related-posts-plugin/classes/YARPP_Cache.php on line 465
Wordpress YARPP

WordPress YARPP

Dai você vai me perguntar e como eu resolvi? Simplesmente direi que no meu caso foi simples, mas no seu vai depender muito pois o Yarpp faz um cache dos posts relacionados e isso pode gerar alguns problemas as vezes, então o que precisa pra resolver é saber se você está usando algum gerenciador de cache junto ao seu wordpress, tipo WPCache ou WPSuperCache e limpar o cache deles, caso esteja usando algo diretamente no servidor como o Varnish, vai precisa esperar ou se tiver como limpar o cache nele.

Essa solução é bem simples, mas lembre-se sempre de deixar seu WordPress sempre atualização, não só ele como todos os plugins que podem resolver falhas de segurança e outras como essa.

Converter para UTF-8 caracteres ISO em php

Eu estava com o seguinte problema. Tinha que recuperar um sistema de cliente e o backup do banco de dados que a hospedagem restaurou estava toda com encode utf8 porém os dados em ISO e ASCII isso foi um saco, pois converter as colunas não funcionava de nenhum jeito e ainda teria que criar um script em php pra fazer isso. Foi então que pensei em procurar alguma solução rápida na internet, achei a loucura abaixo de fazer replace em tudo na mão pra executar no banco:

UPDATE `produtos` SET `titulo` = REPLACE(`titulo` ,'á','á');
UPDATE `produtos` SET `titulo` = REPLACE(`titulo` ,'ä','ä');
UPDATE `produtos` SET `titulo` = REPLACE(`titulo` ,'é','é');
UPDATE `produtos` SET `titulo` = REPLACE(`titulo` ,'í©','é');
UPDATE `produtos` SET `titulo` = REPLACE(`titulo` ,'ó','ó');
--- ... veja no link tudo se isso lhe ajuda.

Veja o codigo no meu Gist

Função converter ISO para UTF8

Função converter ISO para UTF8

Isso é ridículo, não é mesmo? Além de ser muito louco daria muito trabalho. Foi então que sem querer acabei achando uma função que me ajudou muito e resolver o problema de forma rápida e direta, ainda mais devido a urgência do cliente em retornar com o sistema, segue abaixo o código:

<?php 
// funcao gambiarra em php pra resolver problemas de dados não utf8 e converter corretamente.
// Fonte: https://berseck.wordpress.com/2010/09/28/transformar-utf-8-para-acentos-iso-com-php/comment-page-1/
function utf8Fix($msg){
  $accents = array("á", "à", "â", "ã", "ä", "é", "è", "ê", "ë", "í", "ì", "î", "ï", "ó", "ò", "ô", "õ", "ö", "ú", "ù", "û", "ü", "ç", "Á", "À", "Â", "Ã", "Ä", "É", "È", "Ê", "Ë", "Í", "Ì", "Î", "Ï", "Ó", "Ò", "Ô", "Õ", "Ö", "Ú", "Ù", "Û", "Ü", "Ç");
  $utf8 = array("á","à ","â","ã","ä","é","è","ê","ë","í","ì","î","ï","ó","ò","ô","õ","ö","ú","ù","û","ü","ç","Á","À","Â","Ã","Ä","É","È","Ê","Ë","Í","Ì","Î","Ï","Ó","Ò","Ô","Õ","Ö","Ú","Ù","Û","Ü","Ç");
  $fix = str_replace($utf8, $accents, $msg);
  return $fix;
}
?>

veja mais no meu gist

Espero que tenha lhe ajudado também, sinceramente me salvou. Créditos do código é do Berseck.

Até galera.

Dicas de marketing digital

businesswoman and plan business strategy

Marketing Planejado

Você que tem um blog ou site que divulga a si próprio deve estar por dentro de algumas dicas boas para que você fique bem público na internet. Apesar de muitos acharem que é só criar um site, blog ou portal e pronto, isso não o bastante, pois existem muitos sites no mundo que você nunca ouviu falar, talvez nunca ouvirá, porém ele existe, e não se divulga e acaba sendo somente mais um nesse mundo digital que muda a cada segundo.

Apesar de eu tentar abranger o máximo que possível o seu tipo de negócio, lembre-se que pode ser, um blog, site, empresa, sua própria imagem, lembrando que eu mesmo sou analista de sistemas e me preocupo com a imagem que tenho na internet, não sou minha empresa [in9]web (in9web.com) que é uma outra imagem que tenho que passar então pense bem nessas dicas. Seguem abaixo algumas dicas que podem te ajudar a sair do lugar.

Informe-se e estude
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz.

Medo de Redes Sociais

Medo de Redes Sociais

Invista nas redes sociais
Se sua pessoa ou negócio ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas, produtos e serviços pela rede e os negócios que ficarem de fora desse movimento vão perder novos visitantes e consumidores de seu conteúdo. Além disso, através das redes sociais é possível ouvi-los, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio de acordo com a necessidade sem investir tempo e/ou dinheiro em coisas que não querem ver.

Construa uma imagem forte
Mesmo que não se torne conhecido do público geral, é importante para um pequeno negócio consolidar a identidade em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e demais precisam ter clareza sobre a imagem do seu negócio, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.

Avalie o retorno do marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Plano de Marketing

Plano de Marketing

Faça um plano de marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho do negócio. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

 

Espero ter lhe ajudado.

vlw.

Conheça o DuZeru GNU/Linux – Software Livre Nacional

Já conhece o DuZeru GNU/Linux? Senão está na hora de conhecer. Linux nacional e que sua comunidade tem crescido constantemente. Caso ainda não conheça aproveite e conheça por meio dessa palestras do Claudio Silva, criador e idealizador do DuZeru GNU/Linux (duzeru.org) que foi um palestra apresentada na Semana do Linux.

Espero ter ajudado a expandir seus horizontes.

Vlw